cases

Miguel Imóveis

Fundada em 1980 para atuar no ramo imobiliário de Piracicaba, a Miguel Imóveis contribuiu com o desenvolvimento das principais áreas do município. Trabalhou em projetos de grande porte, prospectando áreas, criando soluções arquitetônicas e gerenciando os processos de comercialização.

Ao buscar uma solução que pudesse ser simples, segura e rápida para a divulgação de seu conteúdo imobiliário, a Miguel Imóveis procurou nossa equipe para projetarmos e criarmos uma aplicação capaz de suportar grandes fluxos de dados.

Plataforma Miguel Imóveis
Arquitetura

A Miguel Imóveis possuía uma infraestrutura de servidores e softwares internos que gostaria que fosse mantido, a arquitetura proposta precisava monitorar frequentemente esta infraestrutura e alimentar uma base de dados que pudesse ser compartilhada com diversos serviços e dispositivos.

Foi então que nossa equipe sugeriu que toda a plataforma utilizasse Computação na Nuvem (Cloud Computing), pois possibilitaria escalonar toda a plataforma, tendo a flexibilidade de diminuir e aumentar os recursos e serviços em horários de “pico” da aplicação.

Desenvolvemos um serviço de integração (ilustrado na imagem abaixo como “Integração Cloud”), que se comunica frequentemente com o sistema de controle imobiliária da Miguel Imóveis, acessível somente por máquinas de dentro da empresa, e envia os dados para a estrutura na nuvem.

Arquitetura de Software Miguel Imóveis

Os dados do “Integração Cloud” são recebidos pela API, que é a porta de entrada e saída de dados da estrutura na nuvem da Miguel Imóveis, desta forma é possível integrar diversos aplicativos, sistemas e serviços. Em outras palavras, enquanto você utiliza um aplicativo ou site da Miguel Imóveis, você utiliza a API, a qual também está sendo usada por diversos outros usuários em seus dispositivos móveis e desktop. E também pela aplicação “Integração Cloud” com o envio continuo de dados para os serviços na nuvem.

Todos os dados que chegam a API são transmitidos para a camada de “Regra de Negócio”, antes de ser gravado no banco de dados. Essa camada é responsável por validar e verificar se todas as informações estão corretas conforme as regras estabelecidas pela Miguel Imóveis.

Para que esse conteúdo imobiliário possa ser oferecido ao usuário final, foi desenvolvido um website com design intuito garantindo a melhor experiência e navegabilidade, uma estrutura mobile possibilidade o acesso através de tablets e smartphones e um aplicativo dentro do Facebook que compartilha o conteúdo frequentemente.